A IRBI Máquinas e Equipamentos Ltda, é sucessora da indústria “Irmãos Biagi” que atua a mais de 65 anos no mercado. O negócio que surgiu como oficina de consertos de armas de fogo e equipamentos em geral, se transformou em uma grande indústria de equipamentos para o setor sucroalcooleiro e construção civil.

O fundador da empresa Sr. Alexandre Biagi, com apenas 17 anos chegou a Araçatuba-SP em 1910, sendo reconhecido como um dos pioneiros na fundação da cidade.

O inicio dessa saga de empresários e indústrias deu-se quando o Sr. Alexandre decidiu em 1926 montar uma oficina, onde na época ainda nem se quer existiam: razão social ou registros. “O dia-a-dia era consertar rodas de carroça, janelas, motor a gasolina e principalmente armas de fogo”, recorda.

O crescimento de Araçatuba com a chegada das maquinas de beneficiar café e algodão, também fez dos Biagi especialistas de maquinas do tipo.

Quando a “oficina” completou 20 anos (1946), Alexandre passou o comando para os filhos Ivo e Nilo Biagi, na época com 21 e 20 anos respectivamente, e que já trabalhavam com o pai. Autodidatas e com grande vontade de aumentar produção e faturamento, montaram várias cerâmicas na região e conquistaram novos clientes. A partir daí a “oficina” se instalou em galpão maior e passou chamar IRMÃOS BIAGI LTDA.

Em 1957, os irmãos adquiriram novo terreno na Avenida Baguaçu e montaram a primeira fundição do Noroeste Paulista aproveitando o bom momento que a cidade e região viviam, com a instalação de grandes indústrias como: Frigorífico T. Maia e Nestle.

Com o crescimento da cidade e região, houve um grande salto na construção civil e a IRBI começou a fabricação de equipamentos, tais como: betoneira, guinchos de elevação, bate estacas e outros. Foram esses equipamentos que alavancaram o desenvolvimento da indústria, dentre os quais são fabricados até hoje.

Atualmente, com o comando da empresa nas mãos da terceira geração através do Eng. Paulo Sérgio Biagi a IRBI também desenvolve projetos e equipamentos para o setor sucroalcooleiro aliado a construção civil torna a empresa referência nos dois setores dentro e fora do Brasil.